PDTI-UFPR 2016-2017

Diretrizes


Diretrizes são linhas que definem e regulam o caminho a ser trilhado. De um ponto de vista mais prático, são instruções ou indicações para se estabelecer o plano e as ações necessárias para se alcançar os objetivos do PDTI.

Junto com os princípios, as diretrizes permearam todas as decisões durante a elaboração do Plano Diretor.

As diretrizes para o PDTI-UFPR 2016-2017 são as seguintes:

Eixo

ID

Diretriz

Governança de TIC

D01

Fortalecer a Governança de TIC na UFPR, promovendo a aproximação entre a área de TIC e seus usuários, para o adequado alinhamento e alcance dos objetivos, posicionando a área de TIC como parceira estratégica da Administração.

D02

Utilizar ferramentas de TIC e soluções cada vez mais analíticas para o suporte à gestão da UFPR.

D03

Aprimorar as mídias sociais e demais canais de comunicação institucional de forma organizada e estratégica.

D04

Prover as informações necessárias para suportar as decisões da instituição e demandas externas, com qualidade de dados.

Orçamentário e Financeiro

D05

Aprimorar e institucionalizar a gestão orçamentária e financeira de TIC para garantir a execução do PDTI.

D06

Garantir que as propostas orçamentárias de TIC sejam elaboradas, sem conflitar com as bases de planejamento e alinhamento aos objetivos da UFPR.

Segurança da Informação

D07

Preservar a confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade da informação custodiada pela UFPR, garantindo a privacidade de dados sigilosos e a transparência das informações públicas.

Gestão de TIC

D08

Manter os processos internos de TIC mapeados, formalizados e otimizados.

D09

Propor adaptações institucionais necessárias ao aperfeiçoamento dos mecanismos de gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação.

D10

Adotar tecnologias e ferramentas de TIC que propiciem aumento da informatização dos processos, gestão da informação e comunicação, em busca da excelência operacional da UFPR.

D11

Estabelecer parcerias para ampliar capacidade produtiva interna e externa em TIC.

Contratação de Bens e Serviços

D12

Melhorar e manter rotinas de suporte à aquisição, acelerando a execução e reduzindo os riscos dos processos de contratação de bens e serviços de TIC.

Inovação

D13

Buscar e incentivar o uso de soluções e tecnologias inovadoras que elevem a produtividade, qualidade e eficiência administrativa e acadêmica.

Gestão de Pessoas

D14

Investir na estruturação, capacitação e qualificação do corpo gerencial e técnico de forma a ampliar competências, desenvolvendo senso de profissionalismo com responsabilidade e comprometimento, sobretudo em gestão e fiscalização de contratos, metodologias e ferramentas de governança/gestão de TIC.

Conformidade

D15

Estar em conformidade com a legislação, diretrizes, políticas e estratégias do Governo Federal.

Integração e Interoperabilidade

D16

Integrar processos, equipamentos e dispositivos, sistemas e serviços em um ambiente de total interoperabilidade.

Infraestrutura

D17

Possuir uma infraestrutura de TIC de alta disponibilidade, visando garantir a continuidade da operação com o mínimo de interrupção.

Discentes e Sociedade

D18

Disponibilizar sistemas, tecnologias e ferramentas que possibilitem um maior envolvimento e engajamento de alunos e da sociedade no acesso e participação na gestão da UFPR.

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