PDTI-UFPR 2016-2017

Necessidades Identificadas


Necessidades Identificadas

As necessidades elencadas foram divididas em duas tabelas: a primeira tabela identifica necessidades classificadas como “básicas” ou “essenciais”, ou seja, necessidades inerentes e cotidianas de suporte, manutenção e melhoria de soluções e recursos de TIC já implantados na UFPR; a segunda tabela, identifica as necessidades classificadas como “priorizáveis”, por representar projetos.

As necessidades essenciais, por representar tal característica fundamental e para garantir sua execução, essas necessidades não foram submetidas a priorização, evitando assim, competir com as necessidades priorizáveis relacionadas na segunda tabela.

 

Necessidades ESSENCIAIS de TIC

ID Necessidade Essencial Descrição Objetivo Estratégico Objetivos Relacionados
NE.01 Manter o parque de desktops, notebooks e tablets. Prover serviços de suporte, manutenção e garantia aos computadores e tablets da UFPR, substituindo-os periodicamente para garantia de desempenho e atualização tecnológica, e atendimento das demandas de crescimento, adequando a configuração dos equipamentos às necessidades gerais e específicas da UFPR. OE.02 OE.04, OE.07
NE.02 Manter a infraestrutura de redes de dados. Manter, suportar, prover atualização tecnológica e atender demandas por ampliação de toda a infraestrutura de rede de dados (metálica e ótica) da UFPR, incluindo ativos de rede e nobreaks, propiciando conectividade com disponibilidade. OE.02 OE.04, OE.08
NE.03 Manter e melhorar a conectividade da rede sem fio corporativa (UFPR sem Fio). Manter a rede sem fio da UFPR funcional, provendo suporte, melhorias e ajustes nos serviços que garantam a disponibilidade e a conectividade para o acesso, facilidade de uso, segurança e a qualidade do serviço. OE.02 OE.04, OE.08
NE.04 Manter e ampliar a capacidade de datacenters e melhorar a operação de datacenters para hospedagem de serviços e sistemas. Manter, suportar, atualizar e ampliar o atual parque de servidores e demais recursos de datacenters da UFPR (storages, nobreaks, refrigeração, racks, switches, cabeamento, elétrica, instalações físicas, etc), com foco em alta disponibilidade e capacidade (Plano de Capacidade) de atendimento das necessidades (expansão), promovendo constante atualização dos recursos e adequada operação. OE.02 OE.03, OE.04, OE.12
NE.05 Manter o atual modelo de impressão corporativa (outsourcing). Manter contrato de outsourcing de impressão corporativa, promovendo as devidas ampliações no número de equipamentos, assim como adequação às necessidades das unidades da UFPR. OE.02 OE.03, OE.04, OE.07, OE.08
NE.06 Apoiar a manutenção, a atualização e a ampliação de serviços de teleconferência institucional. Manter, atualizar e ampliar equipamentos e ambientes de teleconferência, apoiando projetos de criação de ambientes apropriados, provendo demais recursos associados para garantia da operacionalização dos ambientes. OE.02 OE.03, OE.07, OE.08, OE.09
NE.07 Manter e ampliar licenciamento para sistemas operacionais servidor. Manter sistemas operacionais servidor, comerciais ou livres, promovendo sua atualização conforme necessidade e ampliando o número de licenças para atendimento das demandas de crescimento e organização da TI. OE.02 Não há
NE.08 Desenvolver e manter infraestrutura de software para serviços de TIC. Contratar, adquirir ou desenvolver internamente sistemas e aplicações que suportem serviços providos pela área de TIC à UFPR, provendo as devidas manutenções. OE.02 OE.03, OE.04
NE.09 Contratar suporte e manutenção para sistemas corporativos e demais software da UFPR. Manter contratos para suporte, melhorias e manutenção que garantam a continuidade e modernização de software e sistemas ativos da UFPR, tais como: SIE, Sophia, SIGEU, SICONF, SIGEPE, etc. OE.02 OE.07, OE.09, OE.14, OE.15
NE.10 Melhorar as condições básicas de trabalho e ferramentas nos ambientes de TIC. Prover adequações nas condições de trabalho das equipes de TIC e ferramental apropriado à execução de suas atividades, por meio de reforma civil, mobiliários, equipamentos de TIC, mais conforto aos profissionais e minimização de riscos a pessoas e serviços, visando aumento de produtividade e qualidade de vida. OE.02 OE.03, OE.08
NE.11 Capacitar profissionais de TIC. Implementar Plano de Capacitação Permanente para profissionais de TIC da UFPR, de acordo com as necessidades institucionais, buscando formar as competências e perfis desejados, incluindo cursos, treinamentos, certificações profissionais, pós-graduação (lato sensu, strictu sensu), participação em fóruns e congressos, etc. OE.06 OE.02, OE.03, OE.04, OE.05, OE.07, OE.08, OE.09, OE.10, OE.14

 

Necessidades PRIORIZADAS de TIC

O quadro a seguir apresenta as necessidades de TIC da UFPR em ordem de prioridade, onde o número “1” representa a maior prioridade. A prioridade diminui à medida que o número aumenta.

 

ID Necessidade Descrição Objetivo Estratégico Objetivos Relacionados Prioridade
NP.01 Definir e pré-aprovar orçamento específico para investimentos e custeio em TIC. Definir orçamento específico e pré-aprovado para investimentos e custeio de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR, permitindo a execução das ações do PDTI, conforme orienta a Estratégia de Governança de Tecnologia da Informação (atual Estratégia de Governança Digital) do SISP. OE.11 OE.01, OE.02, OE.03, OE.04, OE.05, OE.06 1
NP.02 Implantar sistema para Controle de Frequência de Servidores. Concluir a implantação do sistema Controle de Frequência no âmbito da UFPR para controle de ponto de servidores, envolvendo treinamentos a usuários e adequações na ferramenta. OE.09 OE.02 2
NP.03 Aprovar e implantar o Modelo de Contratações de Bens e Serviços de TIC. Aprovar, implantar e manter o Modelo de Contratações de Bens e Serviços de TIC da UFPR conforme legislação. OE.08 OE.02, OE.03, OE.04, OE.05, OE.06, OE.07 3
NP.04 Reestruturar a área de TIC da UFPR. Reestruturar a área de TIC da UFPR, aderente às diretrizes governamentais e ao COBIT, contemporânea e adequada às necessidades da UFPR, incluindo a criação de unidade estrategicamente posicionada na estrutura organizacional, por meio da revisão dos estudos realizados para criação de Superintendência de TIC e criação de Conselho Gestor de TIC deliberativo como estrutura de decisão e governança de TIC. OE.01 OE.05, OE.06, OE.10, OE.11, OE.12, OE.13 4
NP.05 Ampliar a capacidade do serviço de armazenamento de arquivos (docs.ufpr.br) e prover backup centralizado de dados corporativos. Manter o serviço “docs.ufpr.br” (servidor de arquivos) e ampliar a capacidade de armazenamento para atender todos os dados corporativos da UFPR, obedecendo critérios de capacidade, de segurança – incluindo backup centralizado – e de alta disponibilidade. OE.02 OE.03, OE.04 5
NP.06 Regulamentar e implementar a Política de Segurança da Informação da UFPR pela TIC. Regulamentar e implementar as determinações da PSI, incluindo a criação de unidade de Segurança da Informação e Comunicação e Equipe de Tratamento de Incidentes de Segurança da Informação da Universidade (CSIRT – Computer Security Incident Resource Team), conforme Resolução nº 21/14-COPLAD, de 24/09/2014, que cria a Política de Segurança da Informação da UFPR (PSI/UFPR). OE.04 OE.02, OE.05, OE.07, OE.08, OE.12, OE.13 6
NP.07 Construir prédio destinado à área de TIC da UFPR. Promover reestruturação física voltada à área de TIC da UFPR, mediante construção de novo prédio, visando instalações compatíveis com as necessidades atuais e futuras, conforme PDI UFPR 2012-2016, Diretriz XXIV, Meta 93. OE.02 OE.04, OE.05, OE.06, OE.07, OE.10, OE.12 7
NP.08 Implantar sistema de Gestão de Documentos Eletrônicos para controle de portarias e documentos oficiais (PROPLAN). Homologar e implantar sistema de gestão de documentos em formato eletrônico (em desenvolvimento), inicialmente para gestão de portarias, com expansão posterior para outros documentos oficiais (ordens de serviço, ofícios, memorandos, resoluções, etc). OE.09 OE.02, OE.03, OE.05, OE.06, OE.15 8
NP.09 Construir novo datacenter e site backup. Construir novo datacenter e preparar projeto para construção de site backup para abrigar os serviços de TIC, dimensionados para atendimento das demandas atuais e escaláveis para demandas futuras, contemplando requisitos para aumento da segurança das informações e garantia de alta disponibilidade aos serviços. OE.02 OE.03, OE.04, OE.08, OE.09, OE.12 9
NP.10 Padronizar a identidade visual dos sítios web institucionais da UFPR. Criar template (modelo) corporativo para padronização e uniformização dos sítios institucionais da UFPR, inclusive quanto à identidade visual, que contemple internacionalização (diferentes línguas) e recursos voltados para melhoria da oferta de informações e serviços acadêmicos, hospedado de forma centralizada pela área de TIC. OE.05 OE.02, OE.03, OE.04, OE.12, OE.13 10
NP.11 Implantar sistema para automatização de coleta de dados para o censo do ensino superior (Censo/INEP) Implantar sistema destinado à automatização da coleta de dados para o Censo de Ensino Superior. OE.09 OE.02, OE.03 11
NP.12 Elaborar o Planejamento Estratégico de TIC da UFPR. Elaborar o planejamento estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação para a UFPR, de forma participativa e ampla, projetando o cenário futuro a ser alcançado pela TIC, devidamente alinhado aos objetivos institucionais e balizador para os futuros PDTIs. OE.05 OE.02, OE.12, OE.13 12
NP.13 Mapear a infraestrutura de redes de dados da UFPR. Projetar e executar mapeamento da infraestrutura de redes de dados da UFPR, gerando e mantendo documentação atualizada, visando estudos para o desenvolvimento do parque tecnológico e melhoria na gestão e investimentos em infraestrutura. OE.05 OE.02, OE.03, OE.07, OE.08 13
NP.14 Manter e aprimorar a integração entre os sistemas de gestão e os ambientes virtuais de aprendizagem (CIPEAD). Manter e aprimorar a integração entre os sistemas de gestão e os ambientes virtuais de aprendizagem disponíveis na UFPR. OE.09 OE.02 14
NP.15 Criar e implementar políticas de TIC para a UFPR. Criar, aprovar e implementar políticas de TIC para a UFPR, com vistas à organização e aumento da governança de TIC e corporativa, tais como política de recursos mínimos para campi em implantação ou expansão, política de uso de recursos de TIC (e-mail, computadores, sistemas), etc. OE.09 OE.02, OE.05 15
NP.16 Implantar novo sistema de controle de patrimônio. Implantar ferramenta web destinada ao controle dos bens patrimoniais da UFPR em substituição ao sistema SAP, que possibilite integração com os sistemas existentes e permita maior agilidade dos processos relacionados à gestão patrimonial. OE.09 OE.02, OE.03, OE.05, OE.14 16
NP.17 Implantar o SEI – Sistema Eletrônico de Informações – na UFPR. Implantar na UFPR o Sistema Eletrônico de Informações – SEI como sistema oficial de informações, documentos e processos eletrônicos, em atendimento à Portaria 1.042/2015-MEC e Decreto 8.539/2015-Presidência da República. OE.09 OE.02, OE.03, OE.05, OE.14 17
NP.18 Integrar todos os sítios institucionais e vinculá-los ao portal www.ufpr.br. Integrar todos os sítios web institucionais e vinculá-los ao portal www.ufpr.br, em infraestrutura centralizada, permitindo melhor indexação dos mecanismos de buscas e melhorias nos processos de criação, manutenção, segurança e gestão dos sítios, visando melhorar o ranking da UFPR no “Ranking Web of Universities“. OE.05 OE.02, OE.03, OE.04, OE.07, OE.08, OE.12, OE.13 18
NP.19 Implantar sistema de Acompanhamento de Recomendações (AUDIN). Implantar sistema de acompanhamento de recomendações de órgãos externos (CGU, TCU) referentes a Planos de Providência Permanente e recomendações internas da AUDIN. OE.09 OE.02 19
NP.20 Estruturar serviço corporativo de teleconferência. Elaborar projeto para disponibilização de serviços que contemplem a estruturação de ambiente profissional de teleconferência na UFPR, para fins acadêmicos e administrativos, incluindo salas, equipamentos, software e demais recursos necessários, suporte técnico e operacional para garantia da adequada disponibilidade e uso do ambiente, prevendo a implantação de, minimamente, uma sala por campus. OE.02 OE.07 20
NP.21 IntegraTI – manter e aprimorar o programa para integração das áreas de TIC da UFPR. Manter e aprimorar estratégia de Integração – IntegraTI – entre as diversas áreas de TIC da UFPR, com o objetivo de melhorar a entrega de valor pela TIC às áreas finalísticas e administrativas, promover o alinhamento estratégico, tático e operacional, através da integração de processos e pessoas, inclusive estabelecendo canais de comunicação entre os profissionais de TIC da UFPR. OE.12 OE.01, OE.02, OE.03, OE.04, OE.05, OE.06, OE.07, OE.10, OE.13 21
NP.22 Implantar Escritório de Projetos de TIC. Criar e implantar escritório de projetos com foco no gerenciamento de projetos de TIC da UFPR e com base no PMBOK. OE.05 OE.03, OE.06, OE.08, OE.10, OE.12 22
NP.23 Implantar sistema de Gestão e Processo Seletivo de Bolsas (PRAE). Implantar sistema de gestão de bolsas/auxílio dos programas PROBEM (permanência, alimentação, creche, moradia), PID – Programa de Iniciação à Docência, bolsa permanência do MEC (PBP/MEC), dentre outras, englobando funcionalidades como o gerenciamento de processo seletivo de bolsistas, integração com sistema acadêmico e o gerenciamento de pagamentos. OE.09 OE.02 23
NP.24 Implantar sistema de Gestão de Estágios. Implantar sistema de gestão de estágios em substituição ao atual sistema e em atendimento à legislação (Lei nº 11.788/08 e resoluções nº 46/10-CEPE e nº 70/04-CEPE) e possibilitando compartilhamento e socialização de informações para a comunidade acadêmica além de melhor operacionalização dos processos de estágio e consequentemente maior conformidade com a legislação vigente. OE.09 OE.02, OE.03, OE.04 24
NP.25 Implantar melhorias no sistema de gerenciamento do Programa de Iniciação Científica (PIBIC/ PIC). Implantar melhorias no sistema de gerenciamento do Programa de Iniciação Científica para facilitar o processo de iniciação científica, tanto para alunos quanto professores, incluindo a PRPPG no gerenciamento do PIBIC. OE.09 OE.02, OE.03, OE.12 25
NP.26 Implantar sistema para Gestão de Eventos (PROEC). Implantar sistema de gestão de eventos corporativos e universitários, integrado aos sistemas da UFPR (ex: Arrecadação, Acadêmico, Extensão, etc.) OE.09 OE.02, OE.12 26
NP.27 Elaborar estudo de capacidade de execução da TIC da UFPR. Elaborar estudo de capacidade de execução da TIC da UFPR, baseado em referências formais e na cultura institucional, com vistas à proposição de adequação do quadro de Tecnologia da Informação e Comunicação, incluindo outras áreas de conhecimento necessárias à gestão de TIC na UFPR, mapeamento de servidores envolvidos com TIC e necessidades de adequação em contratações (concursos) de forma a estabelecer competências e perfis adequados aos cargos de TIC desejados. OE.06 OE.02, OE.03, OE.04, OE.08, OE.12 27
NP.28 Elaborar Plano de Gerenciamento de Riscos da TIC. Elaborar Plano de Gerenciamento de Riscos da TIC corporativa. OE.04 OE.05, OE.07, OE.08, OE.12 28
NP.29 Implantar sistema de Arrecadações Próprias (PROPLAN). Implantar sistema de gestão de arrecadações próprias da UFPR, em substituição ao sistema vigente (BB Cobrança) e conjunto de planilhas utilizados para os controles financeiros e em atendimento às resoluções Nº 42/03-COUN, Art. 25, e Nº 36/04-COUN. OE.09 OE.02 29
NP.30 Readequar e ampliar a rede sem fio corporativa (UFPR sem fio). Readequar a rede sem fio da UPFR, promovendo constante atualização tecnológica, ampliação de cobertura conforme necessidade, inclusive para salas de aula, e provendo melhorias no atual serviço que garantam a disponibilidade e a conectividade para o acesso, facilidade de uso, segurança e a qualidade do serviço. OE.02 OE.03, OE.04 30
NP.31 Implantar sistema de Gestão de Compras (PRA). Implantar sistema para automatizar o controle dos processos de compra na UFPR. OE.09 OE.02, OE.05, OE.08, OE.12 31
NP.32 Ampliar a capacidade do sistema de correio eletrônico institucional. Ampliar os limites de armazenamento (tamanho da caixa postal) do sistema de correio eletrônico institucional e do tamanho de anexos para atender necessidades da UFPR, ofertando, ao menos, 5GB para usuários administrativos e docentes da UFPR, 10GB para usuários departamentais e 1 GB para discentes e permitindo a disponibilização de novos recursos, como o porta-arquivos. OE.02 OE.03, OE.04 32
NP.33 Implantar o Projeto POP (Procedimento Operacional Padrão) em todas unidades de TIC da UFPR. Implantar a prática de documentação baseada em POPs – Procedimentos Operacionais Padrão em todas as unidades de TIC da UFPR a fim de documentar e padronizar procedimentos operacionais, minimizando falhas operacionais e evitando o represamento de conhecimentos e informações. OE.03 OE.02, OE.04, OE.06, OE.07, OE.08, OE.12, OE.13, OE.14 33
NP.34 Implantar sistema de Monitoramento de Contratos de Recursos Humanos Terceirizados (DAAST). Implantar sistema de monitoramento e apoio à fiscalização de contratos envolvendo recursos humanos terceirizados. OE.09 OE.02 34
NP.35 Integrar a UFPR ao serviço EDUROAM da RNP. Integrar a UFPR ao serviço EDUROAM, beneficiando-se da integração já existente com a Federação CAFe, provida pela RNP para redes sem fio, flexibilizando o acesso de servidores e pesquisadores, quando na participação em eventos nacionais e internacionais. OE.02 OE.03, OE.04, OE.07 35
NP.36 Criar Central de Serviços de TIC. Implantar uma Central de Serviços efetiva, a fim de centralizar a gestão dos serviços providos pela área de TIC de toda a UFPR, com monitoramento proativo e ações reativas rápidas, diminuindo períodos de inatividades de serviços (downtime) e melhorando a percepção do usuário, além de melhorar a qualidade do atendimento e suporte ao usuário. OE.07 OE.02, OE.04, OE.08, OE.09, OE.10, OE.12 36
NP.37 Implantar Centro de Operações de Rede (NOC). Implantar centro de operação e monitoramento ativo de serviços de TIC, integrado à Central de Serviços, visando melhoria da disponibilidade dos serviços de TIC. OE.02 OE.04, OE.07, OE.08 37
NP.38 Implantar Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Graduação) em substituição ao SIE. Projetar o desenvolvimento de um Sistema Integrado de Gestão Acadêmico (Graduação), integrado aos sistemas de Pós-Graduação, Educação a Distância e Extensão em substituição ao SIE. OE.03 Não há 38
NP.39 Implantar os processos de Gerenciamento de Portfólio e de Catálogo de Serviços de TIC conforme ITIL v3. Implantar os processos de Gerenciamento de Portfólio e de Gerenciamento de Catálogo de Serviços de TIC do ITIL v3, visando adoção de boas práticas para alinhamento dos serviços de TIC às necessidades da UFPR. OE.08 OE.02, OE.03, OE.04, OE.05, OE.07 39
NP.40 Ampliar a redundância por meio de enlaces óticos para acesso à Internet. Ampliar redundância de links óticos para permitir disponibilidade da conectividade à Internet e entre os campi que ainda não contam com este recurso, prevenindo interrupção dos serviços dependentes. OE.02 OE.03, OE.04 40
NP.41 Promover adesão a produtos de software com descontos acadêmicos. Realizar levantamento de oportunidades junto a empresas (Academic Partners) que pratiquem políticas de descontos acadêmicos em soluções de software e propor parcerias, convênios ou contratação visando atender necessidades educacionais e administrativas quando de interesse e vantajoso para a UFPR. OE.05 OE.02 41
NP.42 Adquirir solução de segurança de borda/perímetro de rede. Investir em soluções especializadas para segurança de perímetro da Rede UFPR (firewall, AntiSpam, antivírus de borda, IPS/IDS, controle de navegação, Data Loss Prevention, controle de aplicações, criptografia de arquivos, VPN, etc), visando manter a segurança dos ativos informacionais, em consonância com a Política de Segurança da Informação da UFPR. OE.04 OE.02, OE.03, OE.08 42
NP.43 Implementar melhorias no planejamento, na gestão e no desenvolvimento de sistemas da UFPR. Elaborar estudo, propor e implementar melhorias no planejamento, gestão e desenvolvimento de projetos de software, como padrão para toda a UFPR, visando aumento da produtividade, agilidade e qualidade, avaliando formação de equipes, esforços conjuntos entre unidades de TIC, necessidades de execução indireta, definição de papéis para os integrantes, considerando padrões e metodologias consolidadas na iniciativa privada e pública. OE.05 OE.02, OE.03, OE.07, OE.08, OE.09, OE.12, OE.13, OE.14, OE.15 43
NP.44 Reestruturar e manter ambientes de TIC em laboratórios e salas. Prover suporte na estruturação e reestruturação de laboratórios de informática, assim como em salas de aula, relativamente a recursos de TIC. OE.02 OE.03 44
NP.45 Prover gerenciamento centralizado de ativos e de itens de configuração de serviços de TIC. Implementar processos de gerenciamento de ativos e configuração de serviços em toda a Rede UFPR, conforme preconiza o ITIL, visando maior controle e métricas que balizem o correto dimensionamento dos recursos de TIC, como subsídio para investimentos (aquisições e contratações). OE.08 OE.02, OE.03, OE.07, OE.09, OE.12 45
NP.46 Padronizar e atualizar pacotes de aplicativos de escritório de desktops e notebooks. Promover a padronização de aplicativos de escritório na UFPR, visando a simplificação de suporte pela área de TIC e do uso pelos usuários, solução para regularização de licenças, para problemas de compatibilidade entre diferentes soluções e facilitação de intercâmbio de documentos interna e externamente à UFPR. OE.02 OE.03, OE.07, OE.08 46
NP.47 Implantar melhorias no sistema SIGEU. Implantar melhorias no sistema SIGEU, em desenvolvimento pelo CCE/DSI. OE.03 OE.02, OE.09 47
NP.48 Implantar sistema de Ensalamento – Gestão de Salas, Horários e Professores (SACOD). Implantar sistema de ensalamento que permita gestão de salas, de horários e de professores, integrado ao sistema acadêmico. OE.09 OE.02 48
NP.49 Estruturar unidade técnica especializada em tecnologia e inovação educacional e fortalecer a infraestrutura do serviço atual (CIPEAD). Estruturar unidade multidisciplinar com profissionais especializados e dedicados nas tecnologias com interface na educação, voltada para provimento de serviços de apoio e inovação à educação, tais como: ambiente virtual de aprendizagem, repositório de recursos educacionais, streaming (teleconferências), etc, e fortalecimento da infraestrutura do serviço atual. OE.05 OE.02, OE.03, OE.09, OE.12 49
NP.50 Implantar sistema de gestão e infraestrutura de TIC para controle de acesso ao Restaurante Universitário. Implantar sistema de gestão e infraestrutura de TIC para controle de acesso e gestão financeira dos Restaurantes Universitários da UFPR. OE.09 OE.02 50
NP.51 Prover licenciamento de software com finalidade educacional ou administrativa. Prover licenciamento de diferentes programas aplicativos ou sistemas de aplicação específica, voltados ao atendimento de demandas de ensino ou administrativas, com garantia e suporte de manutenção, quando aplicável. OE.02 OE.07, OE.09 51
NP.52 Criar e implantar Plano de Comunicação da área de TIC. Desenvolver e implantar Plano de Comunicação para a área de TIC, com vistas a promoção da Governança de TIC, bem como ao alinhamento estratégico, tático e operacional entre unidades e profissionais de TIC da UFPR, necessário à prestação de serviços de TIC de qualidade à comunidade acadêmica. OE.10 OE.02, OE.05, OE.06, OE.07, OE.12 52
NP.53 Organizar a Rede UFPR sob domínio. Implantar ambiente de domínio na Rede UFPR, visando organização, padronização e gestão centralizada do parque de ativos e de outros recursos de TIC, como pré-requisito para implementação de processo de gerenciamento de ativos de TIC e planejamento de aquisição de ativos, facilitando e agilizando a realização de serviços comuns de atendimento remoto ao usuário, via rede. OE.02 OE.03, OE.04, OE.07, OE.08 53
NP.54 Padronizar e atualizar sistemas operacionais de desktops e notebooks. Adquirir e fornecer licenças de sistemas operacionais, visando projeto de padronização do parque de desktops e notebooks e regularização de licenças, como pré-requisito para projeto de organização da rede em domínio e gerenciamento centralizado de ativos e de configurações na Rede UFPR, conforme boas práticas do ITIL. OE.02 OE.03, OE.04, OE.07, OE.08 54
NP.55 Adquirir solução de antivírus corporativo para sistemas operacionais de desktops, dispositivos móveis e equipamentos servidores da Rede UFPR. Aquisição de solução de antivírus corporativo, com gerenciamento centralizado, para instalação em desktops, notebooks, tablets, smartphones e servidores da Rede UFPR, para aumento da segurança da informação e diminuição de incidentes de segurança digital, em consonância com a Política de Segurança da Informação da UFPR. OE.04 OE.02, OE.03, OE.07, OE.08 55
NP.56 Implantar Portal do Egresso. Implantar sistema Portal do Egresso em plataforma web, para interação entre a UFPR e os seus alunos egressos. OE.09 OE.02 56
NP.57 Implantar novo sistema para gestão de estoque e ordens de serviço gráfico (IMPRENSA). Implantar novo sistema de controle de estoque e ordens de serviços gráficos destinado à Imprensa Universitária. OE.09 OE.02, OE.03 57
NP.58 Elaborar projeto de virtualização de desktops. Elaborar projeto de virtualização de desktops destinado a áreas acadêmicas e administrativas da UFPR, visando avaliação frente à solução tradicional com desktops físicos. OE.02 OE.03, OE.04, OE.08 58
NP.59 Implantar IPv6 para toda a UFPR. Realizar transição tecnológica do padrão de transmissão de dados utilizados na infraestrutura física, lógica, aplicações e serviços de rede utilizados atualmente na UFPR, denominado IPv4, para o protocolo IPv6, alinhado com os parâmetros do “Plano de Disseminação e Uso do IPv6” no âmbito do SISP. OE.02 OE.03 59
NP.60 Implantar processo de Gerenciamento de Incidentes com base no ITIL. Implantar o processo “Gerenciamento de Incidentes” na UFPR, para todas as unidades de TIC da UFPR, com base no ITIL v3, visando adoção de boas práticas para alinhamento dos serviços de TIC às necessidades da UFPR. OE.07 OE.02, OE.03, OE.04, OE.08, OE.10 60
NP.61 Implantar sistema para auxiliar no atendimento do serviço de referência online do SiBi. Implantar sistema para auxílio no atendimento do serviço de referência online do SiBi para que o usuário seja atendido de forma rápida e funcional. OE.09 OE.02 61
NP.62 Implantar ambiente de computação em nuvem institucional (corporate cloud) para a UFPR. Implantar ambiente de computação em nuvem, em nível institucional (corporate cloud), para disponibilização de serviços à comunidade, visando a consolidação e melhor aproveitamento da TIC, oferecendo maior agilidade, padronização, maior eficiência de custos, de gerenciamento, de energia, de armazenamento, de segurança e de acesso. OE.02 OE.03, OE.04, OE.08, OE.12 62
NP.63 Implantar sistema de Controle de Materiais de Laboratório (JANDAIA). Implantar sistema de controle de materiais de laboratórios acadêmicos da UFPR (reagentes, vidrarias, etc). (Sistema sendo desenvolvido por Jandaia). OE.09 OE.02 63
NP.64 Criar rede convergente de voz e dados, aprimorando a integração ao sistema VoIP da RNP. Melhorar e distribuir aos Campi da UFPR uma rede integrada de voz e vídeo utilizando como base os serviços da RNP, com previsão de substituição das centrais telefônicas atuais, visando maior controle e otimização de custos e permitindo ainda a adesão ao sistema por discentes, que poderão se comunicar gratuitamente com usuários do projeto em nível nacional e internacional. OE.02 OE.03, OE.08 64
NP.65 Implantar sistema para controle de acesso e gerenciamento de academias do Projeto CED (BIOLÓGICAS). Implantar sistema para gerenciamento de academias e demais dependências do Projeto Centro de Educação Física e Desportos (CED), incluindo controle de acesso físico por catracas. OE.09 OE.02 65
NP.66 Capacitar usuários de TIC. Estabelecer e implementar política de capacitação de usuários vinculada aos serviços ofertados, por meio de cursos e treinamentos internos e externos e pelo uso de mídias digitais contemporâneas, de acordo com as necessidades institucionais. OE.07 OE.02, OE.04, OE.10 66
NP.67 Implantar sistema de Progressão Docente. Concluir a homologação e implantar sistema de gestão automatizada do processo de progressão docente. OE.09 OE.02 67
NP.68 Implantar sistema para controle de requisições de animais de laboratório do Biotério (BIOLÓGICAS). Implantar sistema para controle de requisições de animais de laboratório do Biotério. OE.09 OE.02 68
NP.69 Implantar sistema de gestão de listas de e-mail. Implantar sistema de gestão de listas de e-mail que permitam facilitar a criação de listas, melhorando a experiência dos usuários pela interação entre docentes e discentes e entre administração e servidores. OE.03 OE.02, OE.08, OE.09 69
NP.70 Implantar sistema de Progressão de Servidores Técnico-Administrativo para CIS-UFPR e PROGEPE. Implantar sistema de Progressão de Servidores Técnico-Administrativo para Comissão Interna de Supervisão do PCCTAE (CIS-UFPR) e PROGEPE. OE.09 OE.02, OE.06 70
NP.71 Implantar sistema de Gestão de Atividades Formativas (JANDAIA). Implantar sistema destinado a gestão/controle de entrega de atividades formativas complementares de alunos em cursos de graduação e dos cursos de ensino profissionalizante na UFPR. (Estudos para desenvolvimento sendo iniciados por Jandaia do Sul). OE.09 OE.02 71
NP.72 Renovar o parque de ativos de rede (switches e patch cords) Renovar o parque de ativos de rede da UFPR por meio da substituição de switches e cabos (patch cords), visando atualização tecnológica, garantia de desempenho e continuidade de serviços. OE.03 OE.02, OE.04, OE.08 72
NP.73 Implantar serviço de mensageria instantânea corporativa. Implantar serviço de troca de mensagens instantâneas corporativa, a fim de ampliar os canais de comunicação institucional. Preferencialmente, o serviço deve estar integrado ao sistema de correio eletrônico institucional. OE.02 OE.03, OE.04, OE.07, OE.12 73
NP.74 Implantar sistema para monitoramento e acompanhamento da saúde do servidor. Implantar sistema para monitoramento e acompanhamento da saúde do servidor, através de exames periódicos, consultas ao sistema CASA, atestados, faltas e afastamentos, encaminhamentos, pelo menos. OE.09 OE.02, OE.06 74

 

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