PDTI-UFPR 2016-2017

O PDTI


Baixe aqui o PDTI-UFPR 2016-2017 aprovado na sessão plenária do COPLAD, em 6 de abril de 2016.

Mais do que um documento norteador das ações de Tecnologia da Informação e Comunicação, o Plano Diretor de TIC da UFPR é o referencial de governança e o roteiro de gestão para toda a área de TIC da Universidade.

Nos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Administração dos Recursos Tecnologia da Informação (SISP), a elaboração de um PDTI é exigência determinada pela IN Nº 04 – SLTI/MPOG, de 11 de setembro de 2014, conforme a redação dada por seu Capítulo I, Art. 4º, §2º:

Inexistindo o PDTI, o órgão ou entidade deverá proceder à sua elaboração, observando, no que couber, o Guia de Elaboração de PDTI do SISP, acessível no Portal do SISP.

O presente PDTI tem período de validade para o biênio 2016-2017.

Sua abrangência contempla todas as unidades administrativas e acadêmicas/educacionais da UFPR e suas expansões para o período, em todos os campi.

Constitui exceção na abrangência do presente PDTI as unidades que compõem o Complexo Hospital de Clínicas, geridas pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Também se excetua a área de pesquisa acadêmica e extensão da UFPR, dada sua finalidade distinta e visto que possuem processo de aprovação por instâncias competentes, não cabendo reavaliações no âmbito da Instituição e nem necessidade de concorrerem em prioridade, prazos e recursos financeiros com as demandas de TIC do presente PDTI.

Como orientação para a elaboração do PDTI, a metodologia adotada foi a do Guia de PDTI do SISP versão 2.0, de 2015, adaptada à realidade da Universidade Federal do Paraná e considerando-se o atual nível de maturidade de governança corporativa e de TIC na UFPR. Tal modelo serve para apoiar os órgãos integrantes do SISP na construção de seus Planos Diretores de Tecnologia da Informação e é recomendação constante no Art. 4º, § 7º da IN nº 04/2014 SLTI/MPOG.

A edição 2016-2017 do PDTI foi elaborada no contexto das instâncias decisórias da UFPR vigente à época, em que o COPLAD representa o Comitê Gestor de TIC da UFPR, contando com três comitês consultivos, quais sejam: Comitê De Segurança da Informação, Comitê de Usuários de Recursos de TI e Comitê de Recursos de TI. Neste contexto, o processo de elaboração e acompanhamento adotados podem ser visualizados aqui.

O Plano de Trabalho para a elaboração do PDTI-UFPR 2016-2017 pela Equipe de Elaboração do PDTI, aprovado pelos três comitês de TI consultivos do COPLAD, pode ser visualizado aqui.

Saiba mais:

Universidade Federal do Paraná
PDTI-UFPR 2016-2017
e-mail: pdti@ufpr.br
PDTI-UFPR 2016-2017
e-mail: pdti@ufpr.br
Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná - PDTI-UFPR 2016-2017

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR