Diretrizes são linhas que definem e regulam o caminho a ser trilhado. De um ponto de vista mais prático, são instruções ou indicações para se estabelecer o plano e as ações necessárias para se alcançar os objetivos do PDTI.
Junto com os princípios, as diretrizes permearam todas as decisões durante a elaboração do Plano Diretor.
As diretrizes para o PDTI-UFPR 2016-2017 são as seguintes:
Eixo |
ID |
Diretriz |
Governança de TIC |
D01 |
Fortalecer a Governança de TIC na UFPR, promovendo a aproximação entre a área de TIC e seus usuários, para o adequado alinhamento e alcance dos objetivos, posicionando a área de TIC como parceira estratégica da Administração. |
D02 |
Utilizar ferramentas de TIC e soluções cada vez mais analíticas para o suporte à gestão da UFPR. |
|
D03 |
Aprimorar as mídias sociais e demais canais de comunicação institucional de forma organizada e estratégica. |
|
D04 |
Prover as informações necessárias para suportar as decisões da instituição e demandas externas, com qualidade de dados. |
|
Orçamentário e Financeiro |
D05 |
Aprimorar e institucionalizar a gestão orçamentária e financeira de TIC para garantir a execução do PDTI. |
D06 |
Garantir que as propostas orçamentárias de TIC sejam elaboradas, sem conflitar com as bases de planejamento e alinhamento aos objetivos da UFPR. |
|
Segurança da Informação |
D07 |
Preservar a confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade da informação custodiada pela UFPR, garantindo a privacidade de dados sigilosos e a transparência das informações públicas. |
Gestão de TIC |
D08 |
Manter os processos internos de TIC mapeados, formalizados e otimizados. |
D09 |
Propor adaptações institucionais necessárias ao aperfeiçoamento dos mecanismos de gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação. |
|
D10 |
Adotar tecnologias e ferramentas de TIC que propiciem aumento da informatização dos processos, gestão da informação e comunicação, em busca da excelência operacional da UFPR. |
|
D11 |
Estabelecer parcerias para ampliar capacidade produtiva interna e externa em TIC. |
|
Contratação de Bens e Serviços |
D12 |
Melhorar e manter rotinas de suporte à aquisição, acelerando a execução e reduzindo os riscos dos processos de contratação de bens e serviços de TIC. |
Inovação |
D13 |
Buscar e incentivar o uso de soluções e tecnologias inovadoras que elevem a produtividade, qualidade e eficiência administrativa e acadêmica. |
Gestão de Pessoas |
D14 |
Investir na estruturação, capacitação e qualificação do corpo gerencial e técnico de forma a ampliar competências, desenvolvendo senso de profissionalismo com responsabilidade e comprometimento, sobretudo em gestão e fiscalização de contratos, metodologias e ferramentas de governança/gestão de TIC. |
Conformidade |
D15 |
Estar em conformidade com a legislação, diretrizes, políticas e estratégias do Governo Federal. |
Integração e Interoperabilidade |
D16 |
Integrar processos, equipamentos e dispositivos, sistemas e serviços em um ambiente de total interoperabilidade. |
Infraestrutura |
D17 |
Possuir uma infraestrutura de TIC de alta disponibilidade, visando garantir a continuidade da operação com o mínimo de interrupção. |
Discentes e Sociedade |
D18 |
Disponibilizar sistemas, tecnologias e ferramentas que possibilitem um maior envolvimento e engajamento de alunos e da sociedade no acesso e participação na gestão da UFPR. |